quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Crítica: Cisne Negro (2011)

Classificação: 8 / 10


Acabei de sair do cinema e chegar a casa depois de ir ver este Cisne Negro, que é um filme bastante bom. Talvez quando se pensa num filme sobre bailado e ballet pensa-se em algo bonito e 'limpo', mas não é o que se passa aqui, é uma obra do início ao fim escura e inquietante, deixando sempre uma aura de suspense que prende com grande mestria o espectador ao desenrolar da história, não se tratando por isso de um filme sobre bailado e afins, mas utilizando o bailado e a música como elementos de suspense e interesse.

Com a nomeação ao Óscar para Melhor Actriz penso que não será necessário afirmar que Natalie Portman vai bastante bem, com uma interpretação estrondosa, e que é em grande parte essa entrega à personagem da actriz que faz com que o público se deixe entusiasmar.

Outro grande destaque do filme é a sua realização, de Darren Aronofsky, a forma como é filmado e certas cenas são colocadas numa certa ordem e sequência, dá um toque que difere este filme de outros com temáticas parecidas.

Resumindo, é um filme forte e intenso que traz uma mensagem usual mas de uma forma diferente e mais real, sem nenhum disfarçe. Um filme para toda a família e todas as idades.

O Melhor: Natalie Portman e a realização de Darren Aronofsky.

O Pior: ser um filme limitado na temática que aborda.

8 comentários:

  1. Eu pessoalmente adorei este filme, acho que está fantástico e o que tu apontas como sendo o pior, para mim não é. Se é sobre aquele tema, o filme retrata-o na perfeição ;)

    ResponderEliminar
  2. O que queres dizer com "filme limitado nas temáticas que aborda" ? Não só o filme trata vários temas como não compreendo a correlação "quantidade de temas - qualidade do filme".

    Também já deixei a crítica, para mim é o melhor do ano ;)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado a ambos pelos comentários! Eu gostei imenso do filme, é um filme verdadeiramente bom, mas o que achei mais 'fraco' no filme foi sim a temática, mas apenas pelo facto de achar que daqui a uns anos é daqueles filmes que já não vai ter aquele impacto forte que certos filmes conseguem manter, se é que me faço entender. Mas esta é só a minha opinião, e lá está é um filme muito bom, mas para apontar alguma coisa de 'pior' para mim é o tema em si.

    ResponderEliminar
  4. "Para toda a família"? Este trama psicótico irá perturbar e irá criar uma atmosfera muito intensa numa sala de cinema. E não o acho limitado, acho-o perfeito.
    Frank and Hall's Stuff

    ResponderEliminar
  5. Bom texto, mas discordo quando dizes "filme limitado nas temáticas que aborda". Acho que vai ser sempre um filme forte e que marcará um impacto sempre que o virmos.

    Já fiz a crítica no meu blog :), e para mim é dos melhores filmes não só do ano, mas como também das últimas décadas.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. grande interpretação da Natalie Portman, muito boa actriz, já para não falar da beleza, a meu ver uma das actrizes com as feições mais perfeitas de hollywood.
    Nunca a tinha visto num papel tão dramático e psicótico e não ficou aquém das expectativas, muito pelo contrário superou-as, a maneira como ela interpreta a personagem do cisne negro é extraordinário, aterrador é verdade mas ao mesmo tempo admirável, algo que nos prende a cadeira de facto.
    Sem margem para dúvidas a futura vencedora do prémio melhor actriz:)
    Quanto ao filme nada tenho a apontar de negativo, um dos melhores filmes do ano

    ResponderEliminar